Previsão do tempo

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Governador anuncia início das obras de Hospital Estadual de Sorocaba

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, dia 15, o início da construção do Hospital Estadual de Sorocaba. A implantação do novo hospital deverá ser concluída em até 30 meses e a obra é feita por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a empresa Construcap.
A construção será financiada com empréstimo do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), que posteriormente será pago pelo governo do Estado. No entanto, como o Ministério da Fazenda ainda não liberou o recurso, o governo do Estado decidiu investir R$ 8,2 milhões do tesouro estadual para dar início ao projeto.
O investimento total para a implantação do novo serviço, incluindo obra civil, equipamentos médicos e mobiliários, tecnologia de informação, instrumentação cirúrgica e transporte, será de R$ 269,5 milhões.
"É um grande hospital com 250 leitos, com 40% de UTI. É um hospital de alta complexidade, trauma, cirúrgico. Localizado estrategicamente na rodovia Raposo Tavares", afirmou Alckmin. "Terá também heliponto, para que o [helicóptero] Águia, da Polícia Militar, possa trazer pacientes com rapidez", complementou. 
A nova unidade, que receberá a certificação de Qualidade Nacional e Internacional, ainda contará com um serviço de diagnóstico por imagem completo, um centro de ensino e pesquisa.
O contrato entre a Construcap e o Estado terá duração de 20 anos, com previsão de aportes e incorporação de novas tecnologias durante esse período.
Redução de custos 
Além do Hospital Estadual de Sorocaba, outros dois hospitais estaduais, que serão implantados na capital e na cidade de São José dos Campos, também serão construídos por meio da parceria público-privada.

O processo de PPP gerou uma economia de 28% nos serviços de apoio que serão oferecidos nas unidades após a conclusão das obras. Apesar da economia, o processo garantiu a mais elevada qualidade nos serviços de sistemas de diagnósticos por imagem, prontuários eletrônico, radiologia digital e rastreabilidade de instrumentais cirúrgicos.

Nenhum comentário: