Previsão do tempo

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cidades históricas de Minas Gerais


Uma verdadeira volta ao tempo. Essa é a sensação que se tem ao visitar as cidades históricas de Minas Gerais. São João del-Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana, têm muita história, arte e beleza.
São João del-Rei possui belas igrejas, como a de São Francisco de Assis, e o Memorial Tancredo Neves, que reúne no casarão do século 17, fotos e documentos sobre a vida e trajetória política do ex-presidente Tancredo Neves.
Em Tiradentes, destaque para as casas coloniais e passeios culturais em igrejas e museus.
Em Congonhas, não se pode deixar de conferir os Doze Profetas de Aleijadinho, esculpidos em pedra-sabão. O conjunto fica instalado em frente à igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no alto de um morro. As esculturas foram reconhecidas como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco, em 1985. Com elas, Aleijadinho executou o maior conjunto barroco do mundo. 

No mesmo local ficam as Capelas dos Passos, dentro das quais há 64 imagens em cedro que retratam a Paixão de Cristo, muitas de autoria de Aleijadinho e pintadas por mestre Athayde.
As imagens podem ser observadas apenas pelo lado de fora das capelas, que têm as janelas abertas o dia todo.
Já Ouro Preto é o lugar que reúne o maior conjunto de obras barrocas da arquitetura brasileira. Também é conhecido como uma cidade jovem e que não perde a oportunidade de oferecer grandes celebrações em feriados e datas comemorativas. Com sua população reforçada anualmente pelas repúblicas que recebem universitários de todo Brasil, Ouro Preto é uma joia mineira que merece ser conhecida sem pressa e com muita disposição.
Encravada nas montanhas de Minas, a cidade foi construída no auge do ciclo do ouro por artistas e escravos. A arquitetura europeia foi a grande inspiração para as edificações de lá, criando um estilo nacional diferenciado. Não à toa, em 1980, Ouro Preto foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Com um par de calçados confortáveis, você está apto para percorrer as ladeiras da cidade para apreciar as construções históricas. Partindo da Praça Tiradentes, é possível conhecer o Museu da Inconfidência e a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho. Nela também funciona, temporariamente, o museu com obras do artista. Entre as belas igrejas da cidade, destaque para a Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. 
Outros museus que merecem a visita são o Museu da Ciência e Técnica, Museu da Arte Sacra, Museu do Oratório e Casa dos Contos.
As antigas minas de ouro também são outra atração da cidade. Se tiver a oportunidade, contrate um guia turístico credenciado pela prefeitura e pelo Ministério do Turismo. Com a companhia dele, seu passeio terá ainda mais informações culturais e históricas.
E para quem faz questão de levar uma lembrancinha de viagem, peças em pedra-sabão, vendidas nas feiras da cidade, são ótimos presentes.
Um passeio imperdível na vizinha Mariana é a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. O cenário do interior da mina impressiona a todos.

Quem vai a Mariana pode visitar um circuito de igrejas decoradas com muito ouro e casarões antigos, além de passear na famosa Maria Fumaça. No passeio de locomotiva a vapor, são percorridos 18 quilômetros em um trecho entre Mariana e Ouro Preto, que passa por montanhas, belas paisagens e cachoeiras. 
Não é à toa que a comida mineira tem boa fama. Delícias típicas de Minas Gerais, como o tutu mineiro, mexidão, frango com quiabo, pão de queijo e doce de leite, podem ser encontradas em todas essas cidades, e não podem deixar de ser provadas. 

(Fotos: Jornal É Notícia)

Nenhum comentário: